Olá, olá

Esta semana vou falar-te sobre o nosso workshop de pintura de azulejo que muitos não conhecem o conceito e têm receio ou dúvidas em experimentar. Estando numa zona rural do interior do país, a nossa missão é dar a conhecer a cultura e as tradições locais. A arte do azulejo feito por uma artista local e com mais de 20 anos de experiência na atividade, fazia todo o sentido, cada artista tem o seu cunho pessoal, a sua marca. A artista Célia, licenciada em artes e restauradora de azulejos, é a pessoas certa para fazer este workshop de curta duração, com cunho turístico, pretendemos dar ao turista uma abordagem sobre o assunto, mas de forma lúdica e atrativa.

O azulejo em Portugal é protegido por lei, as fachadas das casas que são revestidas pelos azulejos não podem ser removidos sem autorização camarária. Muitas são as fachadas que encontramos de casas, lapidadas por “pessoas” que retiram da parede o azulejo e vendem a quem os procura. A lei é clara, refere-se à   Lei nº. 79/2017, de 18 de Agosto, que podes consultar e saber mais sobre este assunto. Depois, se ainda não visitaste o museu do azulejo em Lisboa, é uma visita obrigatória. Ainda podes acrescentar o estudo visitando o site “sos azulejo”, mais um projeto que visa proteger o nosso património.

Contudo, acho lamentável que existam pessoas que gostam tanto deste património português e único da nossa história que comprem a pessoas que degradam a nossa história. Podem fazer réplicas do original em artistas e especialistas da arte, por exemplo. Se pretendem originais, comprem em casas de velharias e antiquários e com certificado. Muitos são os azulejos “roubados” e encontram-se em procura no site da polícia judiciária.

É importante esta sensibilização, como empresária e por gostar deste nosso património, acho importante poder oferecer um workshop nesta área, durante duas horas irás obter conhecimentos históricos e iniciar-te na pintura, na técnica. É uma experiência muito gratificante e enriquecedora.

Os grupos são pequenos e com total privacidade, terás o apoio da artista, é um luxo! Uma experiência que irás rever em tua casa, quando olhares para o teu azulejo pintado. Sim, irás ficar com o teu azulejo para recordação, após a cozedura do mesmo, será enviado por correio. Esta atividade pode ser feito desde crianças a adultos, em família ou juntando-se a um grupo restrito no atelier da artista.

Ainda ficaste com dúvidas? Entra em contato comigo e eu esclareço-te o que necessitas. Encontro marcado em breve no Alentejo?

Um abraço 🙂

PS: Segue-me nas redes socias, Instagram: @whiteflowertour Facebook: white flower tours

Canal de Youtube: white flower tours para assistires às minhas aulas semanais 🙂

Imagem dos azulejos do museu do azulejo, em Lisboa.